Comenda Rotária Vânia Soares Silva
24/10/2007

 

O Rotary Club de Montes Claros Oeste, criou a Comenda Rotária Vânia Soares Silva, no ano rotário 2007 - 2008 para homenagear as instituições filantrópicas e/ou pessoas físicas que realizam trabalhos sociais relevantes, e que contribuem de modo decisivo e excepcional para o desenvolvimento cultural e social da cidade de Montes Claros.

Esta homenagem foi pensada de forma especialíssima, pois é um reconhecimento ao trabalho desenvolvido durante toda a vida pela companheira Vânia Soares Silva que através de seu exemplo de vida, sempre praticou a caridade e a solidariedade para com toda a coletividade. Portanto se faz necessária essa homenagem como meio de levar às instituições e às pessoas físicas que realizam, efetivamente, trabalhos filantrópicos, um incentivo à continuidade de seus trabalhos.

O Rotary Club de Montes Claros Oeste ao homenagear os cidadãos que se destacam na sociedade neste ano de 2007, devido ao brilhante trabalho desenvolvido na área social, contribuirá através do reconhecimento e do incentivo, para a continuidade da obra solidária estimulando e fomentando o ideal de servir.

Patrona Vânia Soares Silva

"Quem falou em primavera sem ter visto o seu sorriso, falou sem saber o que era"
Cecíclia Meireles

Vânia Soares Silva era natural de Montes Claros MG, filha de Francisco Silva Neto e Leônia Catarina Soares. De uma família de 08 irmãos. Desde cedo ficou evidente a sua vocação pela enfermagem, e na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros teve o seu primeiro e único emprego, onde trabalhou 34 anos, mesmo após ter sido aposentada.

Profissional das mais experientes era responsável pelo setor do berçário, onde prestou relevantes serviços com dedicação e carinho as gestantes e recém-nascidos.

Vânia era rotariana, concentrada em fazer o bem sem olhar a quem, trabalhava com amor ardente pela causa dos menos favorecidos. Era presidente da Avenida de Serviços à Comunidade e companheira 100%.

Durante a sua profícua atividade profissional e rotária foi agraciada com diversas honrarias e distinções, pela comunidade montesclarense: Câmara Municipal, Mulher do Anop, dentre outros.

Católica fervorosa, incentivada sempre pelos pais, dedicou-se com entusiasmo a trabalhos pastorais e movimentos católicos como os vicentinos.

Perdeu o Rotary Club de Montes Claros Oeste, com o falecimento da Companheira Vânia, uma grande e entusiasta colaboradora.

Perdeu a Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros uma grande profissional e um grande exemplo de solidariedade.

Para sua família, seus amigos, seus companheiros de Rotary, permanecerá sempre uma imensa saudade e a lembrança profunda de suas qualidades éticas, morais e espirituais.

Homenageados 2007

Dr. Elias Siufi

Elias Siufi é natural de Campo Grande - MS. É casado com Vera Lúcia Campos Siufi. O Casal tem dois filhos Hervê e Carlos Frederico.Avô de Thiago. É Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito do Norte de Minas - FADIR.

Possui uma extensa folha de serviços prestados a comunidade de Montes Claros e Norte de Minas. Fundador da Câmara de Diretores Lojistas de Montes Claros, Diretor da Rádio Sociedade do Norte de Minas, Diretor do Max-Mim Clube, Presidente do Montes Claros Tênis Clube e Automóvel Clube. Esteve a frente do Rotary Club de Montes Claros, Secretário Municipal da Indústria e do Comércio e ajudou na Fundação da TV Montes Claros, hoje INTERTV GRANDE MINAS.

Elias Siufi é cidadão MONTESCLARENSE, título conferido pela Câmara Municipal de Montes Claros em Julho de 1974.
É cidadão honorário de Porteirinha, título concedido em Dezembro de 1973.

Elias tem larga experiência em radiodifusão, com participação em cursos e congressos por todo o Brasil.

É membro vitalício do conselho curador da FADENOR.
É provedor da Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros onde presta relevantes serviços a comunidade de Montes Claros e região norte-mineira. Elias ajudou a transformar a Santa Casa em um dos melhores hospitais do Estado, o que o torna cada vez mais respeitado pela sociedade Montesclarense.

É diretor das FEDERASSANTAS - Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos.
Foi agraciado com a comenda "Dr Eduardo Levindo Coelho" concedida pelas FEDERASSANTAS.

 

Drª Maria de Jesus Santos Rametta

Maria de Jesus Santos Rametta, é médica formada pela Faculdade de Medicina da Universidade de Minas Gerais. Foi a primeira médica montesclarense a fixar residência em sua terra natal, sendo por alguns anos, a primeira médica de toda a região do Norte de Minas e Sul da Bahia.

Fêz cursos de especialização em Ginecologia, Obstetrícia e colposcopia.

É professora fundadora da Faculdade de Medicina da UNIMONTES.
É professora emérita da disciplina de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade de Medicina de Montes Claros. É membro do corpo clínico da Santa Casa de Montes Claros, onde exerce a especialidade de Ginecologiadesde 1963 e continua até hoje, passados mais de 40 anos, com o mesmo entusiasmo e simpatia de sua juventude, prestando assistência médica as pacientes. Muitas dessas pacientes, ela assistiu ao parto quando nasceram, algumas, ela assistiu ao parto da filha da filhaque ela ajudou nascer, isto é, fêz parto da mãe, da filha e da neta!!!

Maria de Jesus é casada há 40 anoscom José Rametta, também médico,professor fundador, professor emérito, professor titular da disciplina de Ginecologia e Obstetrícia e ex-diretor da Faculdade de Medicina da Universidade Estadual de Montes Claros, Ex-FAMED.

Maria de Jesus e Rametta tiveram um único filho, Sérgio Rametta que também é médico e está fazendo especialização em Belo Horizonte. É uma família de médicos, que Deus abençoou e continua abençoando, permitindo tantas realizações, como a oportunidade que José Rametta e Maria de Jesus tiveram, de serem fundadores e professores de escola médica, participaram de vários congressos médicos no Brasil e no exterior, em busca de conhecimentos para servir a humanidade.

Ser médico é realmente um dádiva de Deus.

Dr José Olympio Dias
José Olympio Dias é mineiro, natural da fazenda Campo Alegre - Francisco Sá, onde iniciou seus estudos. Em Belo Horizonte prestou vestibular e foi aprovado em 1º lugar para Veterinária onde estudou 03 anos. Prestou novo vestibular e foi aprovado em 5º lugar, dessa vez para Medicina, onde estudou e formou pela Faculdade de medicina da Universidade de Minas Gerais.

Formado voltou a sua terra natal e fundou o hospital Sâo Dimas, onde trabalhou por diversos anos.

A convite de Dr. Constantino veio para Montes Clarose ingressou na Santa casa de Misericórdia onde foi diretor clinico durante 08 anos, período em que foi construída a maternidade.

Médico ginecologista, fêz curso de especialização em Ginecologia e Obstetrícia, participando de vários congressos médicos no Brasil. Com o mesmo entusiasmo e simpatia de sua juventude, continua prestando assistência médica às pacientes.
José Olympio Dias é casado com Silvia Machado Dias há 45 anos e é pai de 03 filhos.

Primeiro médico de Montes Claros a recebero T.E.G.O - Técnico de Ginecologia e Obstetrícia.

Foi professor da faculdade de Medicina da UNIMONTES e Vice- Presidente da Associação de Hospitais de Minas Gerais.

José Olympio é rotariano há 36 anos e pertence ao Rotary Club de Montes Claros. Foi presidente do seu clube no ano rotário 1972 - 1973, onde priorizou a construção da casa do rotariano. Além de presidente, já participou e ocupou todos os cargos do conselho diretor. É companheiro 100% e incentivador do seu clube.

 

Governador Said Schiller Campos
Said Schiller Campos é mineiro nascido na cidade  de Francisco Sá, filho de Achilles de Campos(falecido) e Julieta de Brito Campos. Casado com Maria Aparecida Bicalho Campos, em 1964, deste casamento nasceram 05 filhos: Schirlleny Ubirajara campos, Dannaé Hiperetuza Campos, Ayala D'Ores Campos, Said Achilles Campos e Thiago Dornelles Campos.

Said Schiller Campos é cidadão MONTESCLARENSE, título conferido pela Câmara Municipal de Montes Claros em 25 de Junho de 1993 por aclamação.

Fêz o primeiro e segundo grau no Seminário da Escola Apostólica São Noberto, Técnico de Contabilidade  pelo Instituto Norte Mineiro de Educação de Montes Claros.

Maçom, GRANDE INSPETOR GERAL DA ORDEM 33, foi membro e criador da Loja Maçônica Acácia Bocaiuvense, na cidade de Bocaiúva (MG), membro fundador e venerável da Loja Maçônica  Arlindo dos Santos na cidade de Montes Claros. Fundador da Ordem de Moley em Montes Claros. Foi presidente dos corpos filosóficos, Deputado pela Loja Maçônica Acácia Bocaiuvense, Delegado adjunto das grandes lojas de Minas gerais, diploma de Benemérito da "Loja Maçônica BELLO HORIZONTE N.001", primeira loja maçônica de Belo Horizonte fundada em 12/05/1897.

Foi hopmenageado com as comendas: Comenda Rotária Desembargador Eli Lucas de Mendonça, pelo Rotary Club de Belo Horizonte Barro Preto. Comenda Padre Eustáquio, pelo Rotary Club de Belo Horizonte Padre Eustáquio.

Sócio fundador do Rotary Club de Montes Claros Oeste. Foi presidente no ano-rotário 95 - 96. Said é rotariano 100%¨. Participou de diversos Institutos, Convenções, Seminários e Fóruns rotários no Brasil e Exterior. Governador 2005 - 2006, com o lema "DAR DE SI ANTES DE PENSAR EM SI". É companheiro Paul Harris com uma safira.

Homenagem Póstuma
Fábio Vieira Marques Júnior
Rotary Club de Montes Claros

Caminhou entre nós um homem de afáveis modos. Marcado pela cortesia e nobreza de espírito. Era de pouco falar, mas quando falava, concluía. Com inteligência arguta e humor refinado, cultivou sempre expressivo respeito pelos que o encontraram ao longo da vida.

De índole delicada e leal. De caráter honesto e honrado. Afeito à sinceridade e a lhaneza do trato. Manifestava sua solidariedade com a presença física silenciosa, um sorriso meigo e paternal. Pai amoroso e dedicado.

Avô de qualificações insuperáveis. Caminhou pelos caminhos do poder, quanto poder! sem se deixar contaminar, sem se deixar levar pelo que levou e leva a tantos. Nunca ouvimos dele nenhum murmúrio seja quanto a isto ou aquilo...

E lá se foi Fábio, saiu dando um até logo a todos nós, que tivemos o privilégio de conviver com ele.

Deus o abençoe, ilumine, proteja e guarde onde quer que esteja agora.

 

 

Maiores Detalhes Gazeta Norte Mineira  Clique aqui
Voltar